A música ‘Romaria’, símbolo de devoção à Nossa Senhora Aparecida, regravada mais de 400 vezes, ganhou uma nova versão com um clipe especial nas vozes de um super time formado por Thiaguinho, Padre Fábio de Melo, Maria Rita, Daniel e o compositor da canção, Renato Teixeira. Os intérpretes, se encontraram em um estúdio em São Paulo para as primeiras gravações.
A nova versão celebra os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira e fez parte do documentário “Aparecida, a Santa do Povo”, produzido pela Rede Vanguarda exibido no domingo 8 de outubro. A versão contou com orquestra e arranjo de Ney Marques e José Antonio Almeida.
O documentário conta, a partir do ‘olhar’ da santa, as histórias de fé e devoção de gente simples e das romarias que vão ao encontro da imagem em Aparecida – cidade que abriga o maior templo do mundo dedicado a Maria. A produção, de 40 minutos, com narração da atriz Fernanda Montenegro.
Todos os cinco artistas que participam do clipe especial têm histórias de devoção com a Padroeira do Brasil. O próprio compositor, Renato Teixeira; Thiaguinho e Daniel são conhecidos por serem devotos, Maria Rita, que estava na barriga da mãe quando ela gravou a canção, além do padre Fábio, que traz esse apelo religioso”. O cantor sertanejo Daniel destaca “Romaria” como sendo um hino da devoção brasileira.
“Essa música tem um significado super importante na minha vida. É uma obra de arte. Representa para muitas pessoas, para a população brasileira, para os fiéis e estar aqui é um presente”.
Renato Teixeira é autor de uma canção até simples, mas que se tornou um hino à Nossa Senhora Aparecida e um canto de resgate do caipira, um homem do campo. Renato não tinha ideia que a música ia virar tudo isso. “Eu quis fazer uma coisa sofisticada. Nunca imaginei que fosse se transformar numa canção tão popular. Eu acho que a força dela está exatamente em mexer com um símbolo brasileiros muito forte, que é Nossa Senhora. Era uma canção do romeiro, aquele que vai para Aparecida. Aí você começa a ver como ela penetra no inconsciente coletivo do povo brasileiro.”
Na última edição do “Globo Rural” da Rede Globo, o repórter José Hamilton Ribeiro acompanhou o autor da canção em uma viagem pelo roteiro da música “Romaria”, um passeio emocionante pelos lugares que inspiraram na composição. Renato conta como compôs “Romaria”. “Eu escrevi numa mesinha que eu tinha. Eu gostava de sentar no chão para ficar ali escrevendo. Escrevi com a mão, compus, eu não tinha gravador nessa época para registrar ali, mas gravei na cabeça”.
A letra é feita com recursos poéticos e tem até palavras que não estão no dicionário. Romaria é hoje uma das canções com mais regravações, com nomes importantes da nossa música. Uma das gravações mais importantes para Renato é a de Maria Rita, filha de Elis Regina, num show em homenagem à sua mãe. Para a cantora, a música a aproxima um pouco mais de Deus. O cantor Renato Teixeira se emocionou com o clipe especial de “Romaria”, considerado um hino de fé e símbolo de devoção à Padroeira do Brasil.
“Estava curioso para saber como tinha ficado. Quando você participa de um projeto assim, não imagina como vai ficar. Realmente é um grande trabalho, é um grande momento, eu estou muito emocionado”.
Além da emoção transmitida pelo clipe, Renato Teixeira também comemorou a identificação de “Romaria” com o público. Para ele, a canção é um retrato da figura do romeiro e que se transformou também em uma marca da religiosidade do caipira. “Essa música só me trouxe alegria. Jamais poderia imaginar que fosse ter essa longevidade. Mas uma coisa que eu acho muito importante que está acontecendo é que finalmente a música começa a se identificar claramente com o romeiro. É uma canção do romeiro” disse.